[Revista PnP] Quer colaborar? :: Psicanálise, Psicologia, Terapias, Arquitetura, Engenharia, Artigos, Notícias, Seminários, Cursos, Eventos 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições atuais  
Edições anteriores   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  

Você está aqui: Home » Equipe

Como é feita a Revista PnP

A Revista PnP é feita por técnicos de informática, engenheiros e programadores que procuram, antes de mais nada, divulgar conhecimentos para favorecer aos que lidam com seus PCs, profissionalmente ou porque são apaixonados por computadores, sistemas de rede e internet.

Antes de ganhar dinheiro, queremos que nosso trabalho seja útil para quem compra nossas publicações e que possamos utilizar a informática para o bem estar da sociedade.

Por isto, cada edição passa por um processo minucioso e demorado, que começa nas inúmeras reuniões de pauta, vai para nosso laboratório, redação, gráfica e acaba com a publicação que chega às suas mãos.

Acompanhe o nascimento de uma edição da PnP:

FASE 1:
DEFINIÇÃO DA PAUTA
Quando começamos uma nova edição a primeira coisa é definir a pauta, ou seja, os assuntos a serem tratados.
Avaliamos as sugestões enviadas pelos leitores, nosso gerente comercial expõe as necessidades dos parceiros e anunciantes, nossos redatores falam sobre as tendências do mercado de produtos e das carreiras profissionais envolvidas.
Fazemos diversas reuniões, em nossa sede e on-line, até chegar a um consenso.
Definida a pauta inicial, ela é submetida ao nosso editor-diretor-chefe-supremo (risos) e idealizador da PnP, o Sr. Iberê M. Campos que avalia o que foi proposto, consulta nossos conselheiros, faz suas considerações e dá o formato definitivo à idéia formada nas reuniões de pauta.
FASE 2:
TESTES E LEVANTAMENTO DE DADOS
Uma vez definida a pauta da edição, cada colaborador é acionado para começar os testes de laboratório, se houver, e também para coletar informações sobre os temas a serem tratados.
Esta é uma das coisas que diferenciam a PnP em relação à outras publicações similares, pois nossa equipe nunca está contente com o que conseguiu saber. Procuramos ir à fundo nas questões, fugindo dos releases enviados pelas assessorias de imprensa das empresas, que nem sempre refletem a realidade dos produtos.
Preferimos fazer nossos próprios testes e avaliações, nosso primeiro compromisso é com os leitores e não com anunciantes ou as poderosas empresas do ramo. Se algo é ruim falamos que é ruim, e procuramos sugerir melhorias.
FASE 3:
PREPARAÇÃO DOS TEXTOS E ILUSTRAÇÕES
Os dados coletados são juntados aos resultados do laboratório e começa a preparação dos textos.
Nesta fase aparecem as necessidades de fazer desenhos, diagramas e fotos.
O material aprovado fica liberado para a equipe de arte cuidar da diagramação, capa e conteúdos a serem colocados nos sites da revista (www.revistapnp.com.br) e da Thecnica Sistemas (www.thecnica.com).
FASE 4:
CHECAGEM E REVISÃO
Com o material todo diagramado, as cópias voltam para o laboratório para verificar as seqüências dos tutoriais, outro dos diferenciais da PnP. Todos os artigos do tipo passo-a-passo são checados e rechecados para termos certeza de que os leitores conseguirão reproduzir os testes e configurações que fizemos.
No caso de usarmos algum sistema operacional ou programa não-proprietário, como acontece nas distribuições Linux, preparamos os CDs e DVDs para serem oferecidos pelo site da Thecnica Sistemas, de forma, mais uma vez, a garantir que os leitores possam reproduzir fielmente tudo o que for descrito na revista.
FASE 5:
FOTOLITOS E IMPRESSÃO
Até a edição 31, os originais eram impressos em gráficas de grande porte,com capa dura e grampo na lombada.
A partir da edição 32 deixamos de vender em banca e mudamos o processo de produção.
Uma revista de informática como a PnP não poderia mesmo utilizar processos de produção antiquados...
Atualmente, tanto as novas edições quanto as reedições (edições antigas que se esgotam) são impressas em máquinas digitais de alta performance, com papel alcalino (que não amarela) e tintas pigmentadas (que não desbotam e nem borram).
O acabamento é feito com espiral plástica, que é bem melhor para ler e fazer anotações do que as antigas, com grampo a cavalo.
FASE 6:
DIVULGAÇÃO PARA OS LEITORES CADASTRADOS
Os leitores cadastrados em nosso site são avisados por email de que uma nova edição está disponível.
Poderão então encomendar apenas o exemplar mais recentes ou aproveitar nossa promoção de frete único para fazer um pedido maior, com edições anteriores que tenha perdido quando saíram.
Também fazemos divulgação nas redes sociais, mais especialmente no Facebook e no Youtube.
FASE 7:
ESTOCAGEM E COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como a PnP é uma publicação colecionável, a Thecnica Sistemas mantém um estoque onde estão todas as edições, devidamente catalogadas e separadas para serem enviadas aos leitores e revendedores.
As coleções são um caso à parte: ficam separadinhas para quem deseja completar sua coleção a um custo mais acessível.
O estoque fica ao lado da expedição, onde controlamos os pedidos que chegam via site ou telefone, fazemos o manuseio e embalagem, preparando os exemplares para serem remetidos para todo o Brasil via correio.
Uma vez que chega o aviso do banco sobre determinado pagamento de pedido, este é embalado e fica pronto para ser coletado pelo correio, que passa 1 ou 2 vezes por dia para agilizar ao máximo a entrega.
FASE 8:
DOAÇÃO PARA ENTIDADES CARENTES
Durante a produção e distribuição, os exemplares que estiverem com pequenas avarias, mas ainda utilizáveis, são doados para instituições de caridade que mantenham cursos de informática para a população carente, de todo o Brasil.
Ao invés de fazer como outras editoras, que simplesmente jogam no lixo estes exemplares, temos uma preocupação com o social e gastamos com manuseio, embalagem e transporte para retornar à parte carente da sociedade um pouco do que produzimos.
Também utilizamos parte dos exemplares que ainda poderiam ser vendidos para completar as coleções enviadas para as entidades assistenciais.
ATENÇÃO: Não doamos exemplares para pessoas físicas. As doações são feitas apenas para pessoas jurídicas reconhecidas como de utilidade pública pelo Governo Federal e que mantenham cursos de informática.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.