[Thecnica Sistemas] Diferença entre megapixels e megabytes numa câmera digital 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
 

Você está aqui: Home » Artigos sobre Periféricos
Artigo (veja mais 25 artigos nesta área)

Diferença entre megapixels e megabytes numa câmera digital

A pergunta é totalmente compreensível e também é bem comum entre a maioria da população, que não entende muito de matemática e menos ainda dos detalhes técnicos de eletrônica e de informática. Os fabricantes e lojistas, por sua vez, não fazem muita questão de esclarecer estes pontos, nivelam o consumidor por baixo e dão a entender que algo que tem um número maior deve obrigatoriamente ser melhor do que outro que tem esse mesmo número menor. Isto acontece, por exemplo, nos aparelhos de som. Quantos aparelhos vendidos aí como tendo 1000 Watts e que não passam de ridículos 1 ou 2 Watts reais...

No caso das câmeras fotográfica esta bagunça providencial é alimentada pelos comerciantes. Câmeras são vendidas como se a quantidade de megapixels fosse o único parâmetro para dizer se um modelo é melhor ou mais moderno que outro, mas este é apenas um dos parâmetros. Existem muitas outras coisas a serem observadas, como a velocidade do obturador, a abertura das lentes, a sensibilidade do sensor com pouca o muita luz e assim por diante. Um modelo de 6 megapixels pode tirar fotos muito melhores (e custar mais caro) que um modelo de 12 megapixels o que, aliás, ocorre frequentemente.

Assim, para entender a pergunta precisamos explicar melhor duas definições, a de megapixels

Megapixel – Conforme suspeita o leitor, este é o parâmetro que mede o tamanho da foto que uma câmera pode tirar. Um pixel é a menor parte de uma imagem, é parecido com os pequenos pontos que se podemos ver ao observar a tela de um monitor ou televisor bem de perto, de preferência com uma lupa. Se o pixel é a menor unidade de uma imagem, o megapixel corresponde a 1 milhão de pontos, pequenas partes de uma imagem. Se a câmera Nikon citada tirar uma foto de uma pessoa em sua resolução máxima, ela será constituída por 14,2 milhões de pontinhos. Se tirarmos outra foto da mesma pessoa na mesma posição, mas usando uma câmera mais antiga, digamos de 4 megapixels, esta foto vai representar a mesma imagem, mas com “apenas” 4 milhões de pixels, que já mais do que suficiente para uma ótima qualidade, suficiente até para fazer a capa de uma revista. Surgiu daí, portanto, a maneira comum se referir a quantos bits fazem a resolução de uma imagem, numa forma de dar idéia do quão detalhada é uma foto.

Megabyte – Este é o tamanho do arquivo armazenará a foto no disco rígido de um computador, na memória da câmera, num DVD ou num pendrive. Para representar a imagem de 14,2 megapixels num arquivo com cores no formato RGB precisaríamos de pelo menos 24 bits para cada pontinho capturado, ou seja, 8 bits para cada cor básica (vermelho, verde e azul). Grosso modo, seria necessário ter um arquivo com 14,2 Mbytes X 24 = 340 MBytes, o que lotaria rapidamente a memória de qualquer câmera fotográfica.

O que os fabricantes fazem para diminuir o tamanho deste arquivo é utilizar diversas técnicas de compressão, entre as quais a mais conhecida é a JPG mas existem outras como PNG e TIFF. Além disto, cada fabricante da câmera calibra sua câmera de uma maneira diferente e costuma oferecer níveis de detalhamento como rough, standard e fine (baixo detalhe, padrão e fino). O tipo de foto também influi no tamanho do arquivo. Quando mais detalhado ele for, maior será o arquivo. Por isso é que as fotos nunca têm o mesmo tamanho, mesmo tendo sido tiradas no mesmo momento. Tudo isto junto é que afeta o tamanho final do arquivo, que sempre será expresso em megabytes (MB) e não em megapixels.

Recapitulando, 14,2 megapixels não é o tamanho da foto, é a sua resolução. Megapixel não é a mesma coisa que megabyte. E não é porque o tamanho da Nikon é menor que as fotos são de pior qualidade.

No caso da Nikon, vimos no manual que ela é capaz de tirar fotos com os seguintes tamanhos e consequente tamanho em megapixels:

altura (pixels)largura (pixels)tamanho (megapixels)
4320324014
326424488,0)
259219445,04)
204815363,10)
1024768 0,78(resolução “PC”)
6404800,31 (resolução “VGA”)
4224237610 (proporção 16:9)


No exemplo acima, da Nikon, os dois primeiros números são a altura e largura da foto. Para saber o tamanho em megapixels basta multiplicar um pelo outro e dividir por 1 milhão.

Para cada modelo de câmera pode-se montar uma tabelinha destas, e utilizar a resolução mais adequada a cada situação. Uma foto que vai para a internet não precisa ter a mesma resolução (e tamanho de arquivo) que uma foto que será impressa na primeira página de uma revista de arte.

Mas como saber o tamanho de foto que eu necessito? Para tanto é preciso saber algumas coisinhas, como o fato das fotos para internet estarem em 72 dpi (pontos por polegada) e para ser enviado para uma gráfica ou para serem impressas em papel precisam ter ao menos 300 dpi.

Assim, digamos que você deseja um foto para publicar em seu blog ou álbum de fotos na internet. A tela do computador tem, digamos, 1024 x 768 pixels na maior parte dos casos atualmente. Assim, para a foto pegar meia página no vídeo ela precisaria ter no máximo 640 x 480 pixels, tudo o que for a mais que isto seria desprezado e só serviria para deixar o carregamento das fotos pela internet mais demorado.

Mas se você precisa de uma foto no tamanho 10 x 15 cm para ser impressa, precisaríamos fazer uma continha. 1 polegada = 2, 54 cm, portanto o tamanho de 10 x 15 cm representa aproximadamente 5 x 6 polegadas. Se precisamos de pelo menos 300 dpi, temos portanto que a foto precisaria ser tirada em 5 x 300 X 6 x 300 = 1500 x 1800 pixels. Como não existe esta resolução na Nikon que estamos tomando como exemplo, partimos para a resolução de 3 megapixels que vai nos dar fotos com 2048 x 1536 pixels, mais do que suficiente para o que precisamos.

Publicado em 19/12/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 25 ARTIGOS SOBRE :
Impressora HP wireless não aparece na rede do Windows, como fazer para imprimir?
Touchpad de notebook não é reconhecido depois que notebook é desligado
Windows não reconhece mouse USB, mas ele está bom. Porque isso acontece?
Trocar HD original por SSD vai deixar notebook mais rápido? Será que compensa?
Porque o nobreak não está conseguindo manter o PC ligado quando acaba a luz?
Problemas ao gravar dados em um DVD. Seria problema do drive?
Gravador de DVD fazendo barulho estranho... será que estragou?
Plasma, LCD ou LED: qual destes tipos é melhor para monitores e HDTV?
Cabos HDMI - será que a marca importa? O que é importante verificar?
Monitor/TV fica sem som quando ligado pelo cabo HDMI
Atualizou notebook de XP para Windows 7 e agora não tem áudio, mesmo com o driver já instalado
Devemos nos preocupar com vírus nos smartphones e tablets?
Quero proteger meu PC: é melhor usar um nobreak ou ligar direto na tomada?
Devo embarcar no Blu-ray? O que preciso verificar?
Notebooks e smartphones em alta. Seria o fim dos micros desktop?
Problemas na recarga de cartuchos multifuncional Lexmark
Porque o micro não reconhece o total de memória instalada?
É melhor usar Fita DAT ou DVD-RW para fazer backup de uma empresa?
Escolhendo monitores com tela grande
Formatos de mídia de CDs e DVDs graváveis e regraváveis
Será que monitor LCD é bom?
Escolhendo monitores: plasma, LCD ou CRT?
Estações graficas Linux com micros antigos. É possível?
Função Hibernar no Windows ME
Senha na pasta Linux compartilhada com o SAMBA


Entrar em contato
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.