[Thecnica Sistemas] Cliente não deixa retirar computador para manutenção. E agora? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
 

Você está aqui: Home » Artigos sobre Exercício profissional
Artigo (veja mais 43 artigos nesta área)

Cliente não deixa retirar computador para manutenção. E agora?

O técnico é um profissional e deve agir como tal. Claro que se deve respeitar as características de cada cliente, mas se a experiência e conhecimento do técnico o aconselha a tomar determinada atitude, então é assim que deve se. Se o tal cliente não concorda, então que procure outro técnico. É a mesma coisa que ir a um médico com determinado problema para fazer uma consulta, o médico recomenda que se faça tal e tal tratamento. Se o paciente não concorda com o diagnóstico, então que procure outro médico. E a analogia vale igualmente tanto na medicina quanto na informática, ou seja, este mesmo paciente que não confia no técnico, quando for fazer uma cirurgia, vai ter que confiar inteiramente no médico pois estará na mesa de cirurgia, anestesiado e dormindo, com a vida nas mãos do profissional. Então, porque não fazer o mesmo com o técnico?

Na verdade, é tudo uma questão de confiança. O técnico precisa passar confiança para seu possível cliente, se não conseguir, então é melhor não atender aquele cliente. Qualquer detalhe que fuja ao controle será motivo de reclamações, aborrecimentos e prejuízos. É confiar ou não confiar, se não confia, então é melhor sair fora. Outros clientes surgirão que confiarão no técnico...

E é claro que o técnico precisa fazer por merecer a confiança. Não adianta prometer mundos e fundos, passar toda uma aura de confiabilidade, e depois cometer erros infantis ou querer enganar seu novo cliente.

Outra coisa que nos chama a atenção é o cliente dizer que quer “manter os olhos no seu PC”. Ora, qual é o medo dele? Se algum técnico inescrupuloso quiser trocar alguma peça boa por uma ruim, por exemplo, vai fazer isto embaixo do nariz deste cliente e ele nem vai perceber e, fora isto, se o problema for em instalação de programas, Windows, e coisas assim, de que adianta o cliente ficar em cima do técnico enquanto ele está trabalhando? Só vai servir para o técnico ficar nervoso e, quem sabe, até cometer erros devido a esta tensão.

Em resumo é isto: se o cliente não confia no técnico, então é melhor não fazer o serviço. Vamos gastar nosso tão precioso tempo com pessoas que confiem em nós. Não vamos dar “pérolas para os porcos”...

Publicado em 13/06/2012 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 43 ARTIGOS SOBRE :
Começar cedo na carreira de informática é sinal de competência?
Dúvidas sobre montagem de assistência técnica de informática
Cliente quer que o técnico faça coisas impossíveis. Como fica essa situação?
Como recolocar os programas que estavam no micro antes da formatação e reinstalação do Windows?
Qual é o valor da minha hora-técnica? Como calculo isso?
Dúvida sobre como cobrar trabalhos de informática feitos para pessoas físicas
Que dicas poderíamos dar para um técnico de informática iniciante?
Quanto cobrar para definir e instalar um novo servidor
Qual é o melhor curso: ciência da computação, sistemas de informação ou engenharia de computação?
O técnico deve cobrar taxa de visita? E como lidar com os clientes que não pagam?
Supere a dificuldade de falar em público
Dicas para ter uma oficina de informática lucrativa
Com lidar com um chefe (ou cliente) chato?
Qual é a garantia que o técnico deve dar para troca de fonte e reformatação do HD?
O técnico de informática e a questão das cópias piratas de software
É melhor ser empregado ou ter o próprio negócio de informática ?
Férias? Oba, é hora de investir na carreira.
O Windows deveria ser banido dos concursos públicos em favor do Linux?
As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!
As bogagens tecnológicas mais famosas... dos famosos
Quanto cobrar de mão-de-obra para migrar de Windows para Linux
Qual é a garantia da mão-de-obra para remoção de virus?
Quanto ganham os profissionais de informática na Grande São Paulo
Quer mudar de profissão? Cuidado com os enganos mais comuns!
Os maiores enganos cometidos pelos gerentes de informática
A recessão bateu na minha porta. Será a hora para mudar de emprego?
As 6 carreiras de TI mais promissoras para 2009 (e anos seguintes...)
Qual é o problema da informática nos concursos públicos?
Blu-ray está em queda livre. Como ficam os consumidores?
A questão da velocidade e performance dos discos rígidos
Windows versus Linux: mesmo Custo de Propriedade em países emergentes, segundo a Microsoft
Mãos a obra – crise é sinônimo de oportunidade
Emprego e carreira: curso técnico é o caminho mais curto para o sucesso
A questão do emprego versus faculdade versus sucesso profissional
Mercado de trabalho do profissional de TI é ruim?
Será que é justo o que estou ganhando aqui no Brasil? Veja uma pesquisa internacional de salários.
Construa sua Marca Pessoal! Seja diferente e fature com isto
A mudança na lei daria mais importância à profissão de técnico de informática?
O que é uma consultoria e como vender isso?
Espanhol cresce como ferramenta de trabalho
Perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego(3/3)
Procedimentos em uma entrevista de emprego (2/3)
Preparando-se para uma entrevista de emprego (1/3)


Entrar em contato
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.