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Artigo Cliente não deixa retirar computador para manutenção. E agora?O técnico é um profissional e deve agir como tal. Claro que se deve respeitar as características de cada cliente, mas se a experiência e conhecimento do técnico o aconselha a tomar determinada atitude, então é assim que deve se. Se o tal cliente não concorda, então que procure outro técnico. É a mesma coisa que ir a um médico com determinado problema para fazer uma consulta, o médico recomenda que se faça tal e tal tratamento. Se o paciente não concorda com o diagnóstico, então que procure outro médico. E a analogia vale igualmente tanto na medicina quanto na informática, ou seja, este mesmo paciente que não confia no técnico, quando for fazer uma cirurgia, vai ter que confiar inteiramente no médico pois estará na mesa de cirurgia, anestesiado e dormindo, com a vida nas mãos do profissional. Então, porque não fazer o mesmo com o técnico?
Na verdade, é tudo uma questão de confiança. O técnico precisa passar confiança para seu possível cliente, se não conseguir, então é melhor não atender aquele cliente. Qualquer detalhe que fuja ao controle será motivo de reclamações, aborrecimentos e prejuízos. É confiar ou não confiar, se não confia, então é melhor sair fora. Outros clientes surgirão que confiarão no técnico...
E é claro que o técnico precisa fazer por merecer a confiança. Não adianta prometer mundos e fundos, passar toda uma aura de confiabilidade, e depois cometer erros infantis ou querer enganar seu novo cliente.
Outra coisa que nos chama a atenção é o cliente dizer que quer “manter os olhos no seu PC”. Ora, qual é o medo dele? Se algum técnico inescrupuloso quiser trocar alguma peça boa por uma ruim, por exemplo, vai fazer isto embaixo do nariz deste cliente e ele nem vai perceber e, fora isto, se o problema for em instalação de programas, Windows, e coisas assim, de que adianta o cliente ficar em cima do técnico enquanto ele está trabalhando? Só vai servir para o técnico ficar nervoso e, quem sabe, até cometer erros devido a esta tensão.
Em resumo é isto: se o cliente não confia no técnico, então é melhor não fazer o serviço. Vamos gastar nosso tão precioso tempo com pessoas que confiem em nós. Não vamos dar “pérolas para os porcos”...
Publicado em 13/06/2012 às 00:00 hs
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