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Como lidar com os clientes que não pagam?

Por Arq. Me. Iberê Moreira Campos e equipe

A respeito da inadimplência dos clientes, o que podemos dizer com certeza é que este é um problema que aflige a todos que trabalham com prestação de serviços e/ou que vendem à prazo. Sempre existe o risco de não receber, por isso é conveniente checar o cliente ANTES de fornecer seus serviços ou materiais. Empresas que atendem a vários clientes costumam pagar para ter acesso ao Serviço de Proteção ao Crédito, para fazer uma checagem prévia dos clientes, antes de dar crédito a eles. As empresas menores não terão esta verba, neste caso o profissional precisa desenvolver um sexto sentido e tomar certas precauções para diminuir ao máximo a inadimplência.

Só o fato de explicar antecipadamente que o serviço deverá ser pago no ato, sem prazos, já diminui muito o risco. Pode-se até aceitar um cheque pré-datado, mas já sabendo que o risco de não receber aumenta proporcionalmente ao prazo. O melhor mesmo é trabalhar com cartões de crédito ou receber apenas em dinheiro ou cheques para desconto imediato. E, obviamente, não fazer serviço novamente para os clientes que não pagaram. Para tanto, é importante ir anotando os CPFs ou RGs de todos os clientes que atendem, e antes de cada atendimento dar uma verificada se aquele cliente já não entrou na lista negra de pagadores.

Publicado em 31/08/2007 às 09:34 hs, atualizado em 27/03/2018 às 07:14 hs


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