[Thecnica Sistemas] Tubos e conexões PPR para água quente: economia e praticidade na substituição ao cobre 
tte

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
Inscreva-se no nosso nosso canal no Youtube para ser notificado de novos vídeos

Você está aqui: Indeterminado
Artigo (veja mais 2 artigos nesta área)

Tubos e conexões PPR para água quente: economia e praticidade na substituição ao cobre

O Amanco PPR é uma evolução em termos de tubulação para água quente. Um produto inovador e moderno, que alia qualidade e tecnologia. São inúmeras as vantagens da linha Amanco PPR, dentre elas a enorme praticidade da instalação e o sistema de termofusão que faz a união molecular de tubos e conexões, oferecendo garantia total contra vazamentos.

O cobre tem sido usado há décadas nas tubulações prediais de água quente, pela sua resistência a corrosão e as temperaturas elevadas. Mas é um material que vem se tornou proibitivo pois seu preço vem subindo assustadoramente. A este respeito, vide artigo “Cobre valorizado no mercado internacional afeta Brasil e incentiva roubo de condutores elétricos e de cargas”.

O cobre está custando cerca de 1/5 do preço do ouro, ou seja, é muito melhor “garimpar” cobre roubando fios elétricos e tubos de água quente nas cidades do que ir para um garimpo distante tentar a sorte procurando ouro. Hoje as obras que lidam com cobre precisam ter um ambiente trancado à sete chaves para abrigar cabos elétricos e tubulações de cobre, a que ponto chegamos...

Além da questão do preço, a confecção de tubulações em cobre requer mão-de-obra especializada e é bem mais demorada que fazer a mesma tubulação usando PVC marrom, o mais usado para água fria. Só que PVC marrom começa a amolecer aos 60ºC, ou seja, não pode ser usado nas tubulações de água quente que podem atingir mais de 90ºC. Surgiu daí a necessidade de desenvolver um novo tipo de tubulação de PVC que suportasse altas temperaturas.

Surge o PPR

Grandes empresas pesquisam a questão da substituição do cobre há décadas e algumas soluções já haviam sido oferecidas. Mas a grande evolução veio realmente com o Amanco PPR.

O nome “PPR” vem do material utilizado, o Polipropileno Copolímero Random tipo 3, componente inovador e de alta tecnologia, fruto de grande pesquisa e desenvolvimento em laboratório. O PPR suporta grandes picos de temperatura e pode operar a até 80°C. É anticorrosivo e tem alta resistência a ataques químicos de substâncias como ferro, cloro ou flúor eventualmente contidos na água.

Para aqueles que precisam se ater às normas e demais legislações envolvidas na construção civil, é interessante saber que a linha Amanco PPR atende à norma européia ISO 15874 superando as especificações da NBR 7198: projeto e execução de instalações prediais de água quente.
Vantagens e benefícios do PPR
Qualidade
Material atóxico - O PPR é completamente atóxico, de acordo com normas internacionais
Sem incrustações - Por terem paredes internas extremamente lisas, as tubulações em PPR proporcionam uma instalação sem incrustações e sem redução do diâmetro da tubulação ao longo do tempo
Instalação limpa - Como utilizam a tecnologia da termofusão, tubulações em PPR dispensam o uso de adesivo plástico e lixa, deixando o ambiente da obra totalmente limpo
Durabilidade
Ótima resistência à altas temperaturas - O PPR pode operar à temperatura de serviç o de 80°C com pressão de 60mca (metros de coluna d'água) mas suportam picos de até 95°C ocasionados por eventuais desregulagens do aparelho de aquecimento.
Livre de corrosão - Alta resistência a ataques químicos de substâncias como ferro, cloro ou flúor contidos na água, proporcionando durabilidade e uma instalação livre de corrosão.
Garantia total das juntas - Não existe união entre tubos e conexões. Com a tecnologia de termofusão a 260°C, ambos os materiais fundem-se molecularmente formando uma tubulação contínua para a segurança total do sistema.
Maior flexibilidade - As características do sistema permitem que sejam feitas curvas longas (de até 8 vezes o diâmetro do tubo) ou desvios, sem prejuízo nas juntas.
Resistência a impactos - Tubos PPR não amassam e possuem grande resistência a impactos.
Custo-Benefício
Maior Produtividade - Pela rapidez e simplicidade na instalação, o PPR proporciona ganho de produtividade nas montagens, com relação aos produtos convencionais.
Não requer isolamento térmico - Devido à baixa condutividade térmica, o PPR não transmite calor para a face externa da tubulação e permitem a manutenção da temperatura da água por mais tempo, dispensando assim o uso de qualquer tipo de isolante térmico, reduzindo em até 2,5% o custo total da instalação hidráulica de água quente.
Otimização de projeto - O PPR pode conduzir água quente e fria, permitindo a otimização do projeto hidráulico.


Técnica de instalação

Os tubos e conexões Amanco PPR são práticos, versáteis e simples de instalar.
Veja um roteiro passo-a-passo do processo de instalação:
1 Em primeiro lugar é preciso apoiar o termofusor na bancada e limpar os bocais com um pano embebido em álcool
2 Cortar os tubos com tesoura apropriada, evitando possíveis rebarbas na tubulação
3 Limpar as pontas dos tubos e a bolsa das conexões que irão receber a termofusão
4 Marcar a extremidade do tubo com a profundidade da bolsa da conexão para certificar-se de que a ponta do tubo não ultrapasse o final da bolsa da conexão.
5 Introduzir simultaneamente o tubo e a conexão em seus respectivos lados do bocal.
6 A conexão deve cobrir toda a face macho do bocal e o tubo não deve ultrapassar a marcação feita anteriormente.
7 Retirar o tubo e a conexão do termo fusor, quando decorrido o tempo mínimo de aquecimento conforme a tabela (verifique no manual).
8 Unir imediatamente introduzindo a ponta do tubo com a bolsa da conexão até o seu final de curso.
9 A ponta do tubo deverá ser introduzida até o anel formado pelo aquecimento do termo fusor.
10 Após a termofusão da conexão com o tubo, num intervalo de 3 segundos iniciais existe a possibilidade de alinhar a conexão em até 15°.
É importante que a união entre tubo e conexão não seja realizada de forma oblíqua. Para bitolas acima de 50mm, recomenda-se trabalhar com o termofusor de bancada.

Conclusão

O PPR veio trazer uma mudança de paradigma na execução das instalações hidráulicas prediais. Juntamente com a linha Silentium da mesma Amanco, forma um leque de tecnologias extremamente atuais, mostrando o quanto as tubulações em PVC podem ser versáteis substituindo com vantagem materiais tradicionais como o ferro galvanizado, ferro fundido, cobre e chumbo que vinham sendo usados há séculos nas construções.

Publicado em 06/07/2007 às 17:02 hs, atualizado em 01/07/2016 às 10:47 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.



  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.